Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Minhas terras.

Tenho novidades gente. Demorou né? Eu sei, mas tô aqui. Deixa eu contar pra vocês...
Esse semestre peguei uma matéria que é a minha cara: Educação Ambiental. Já estou apaixonada por ela.
Inicialmente o professor falou sobre os rios e passou um vídeo sobre o Rio Paraguaçú, contou algumas curiosidades e dentre elas uma me emocionou. Essa é a palavra - "Emocionou"!
Vou explicar...

Mostrando a história do rio, a cultura que está ligada a ele, os ensinamentos, as glórias, os conhecimentos trazidos pelas águas do Paraguaçú, a história de um povo, acabamos falando sobre Castro Alves, nascido na fazenda Cabaceiras, aqui na Bahia, e que fez um poema para a cidade de Conceição do Almeida. Vizinha da minha terra de coração, São Felipe.
Eu realmente achei emocionante e fiquei encantada com a história, com o poema, com a relação com algo tão meu que é a cidade onde estão as raízes da minha árvore genealógica...

Acabei pesquisando sobre a história desse poema, que me levou à história da cidade de Conceição do Aleida e consequentemente também de São Felipe.
O bom é isso, um conhecimento despertar curiosidade de saber algo mais a partir dele, buscar novas informações, acrescentar "sabedorias" à nossa bagagem. Foi o que eu fiz.

Sobre a história de São Felipe, de acordo com o que encontrei no site do IBGE e que você confere clicando aqui, em 1678 os irmãos Tiago e Felipe Dias Gato se instalaram nas proximidades do Rio Copioba e lá fizeram plantações, o que acabou atraindo outros moradores àquela região devido à fertilidade do solo. O número de habitantes foi crescendo e em 1681 os irmãos resolveram criar ali uma capela e um cruzeiro, tendo como padroeiros os apóstolos São Felipe e São Tiago. Passou-se então a ser conhecida por São Felipe das Roças por suas diversas lavouras de mandioca, fumo, cana de açúcar e cereais.
São Felipe era parte da Freguesia de Maragogipe e seu território foi desmembrado em 29 de Maio de 1880. Devido ao seu crescimento foi elevada a freguesia em Setembro de 1718 e posteriormente a povoação passou de Freguesia a Vila, criando-se então o município com denominação de São Felipe.
E não podia deixar de dizer: Seu primeiro vigário foi o Padre Fernandes de Azevedo.

Bom, agora só quando eu for lá para colher mais informações, aquelas que eu mais gosto, as de boca em boca... os "causos".

Agora deixo com vocês o poema, lembram?
O poema feito para Conceição do Almeida... comecei falando dele...
Eu sei que falei mais de São Felipe, mas vamos voltar então.


Aqui o poema que hoje é Hino da cidade.

Grato oásis do viajante,
Terra de lindos primores,
Tu és sultana das flores,
Bela filha do sertão.
Aí no regaço ameno
O lasso e triste romeiro,
Se esquece do amor primeiro
Pois te dá seu coração.

Que importa por longes terras
Se ostentem mil maravilhas?
Paris, Nápoles, Sevilha,
Não têm o atrativo teu.
Em vez de luxo — tens flores,

Em vez de sedas — perfumes,
Em vez de bailes — os lumes
Das estrelinhas do Céu.

Castro Alves

Um comentário:

Helena disse...

Adorei o post Bellinha!!! parabens =)