Na última aula vimos a entrevista de Estiven Jhonson para o programa Roda Viva da Tv Educadora. Foi sem dúvida instigante! Ele trouxe questões relacionadas ao uso de jogos e da internet com um olhar positivo, diferente do que estamos acostumados ver. Quer um exemplo? Quando uma criança fica horas lendo um livro geralmente é muito bem vista pois "ela está lendo", no entanto se ela passa um tempo navegando na internet (vale resaltar que não é qualquer "navegação") ou jogando no mínimo é repreendida por "não querer nada" ou "ficar fazendo besteira", quando, segundo o próprio Jhonson, isso ajuda no desenvolvimento da inteligência. O uso de jogos e internet estimula o cérebro, desenvolve a capacidade de concentração, de criar estratégias e manter objetivos e metas.
Uma coisa dita por Johnson nessa entrevista chamou a minha atenção e é certíssima: Usamos mais na vida real algumas situações que a tecnologia ajuda a desenvolver do que as formais, ensinadas nas escolas e livros! - Com certeza. Pricipalmente quando levamos em conta como ainda é estruturada a escola, embora digam estar "modernizando" com as novas tecnologias. O modelo continua o mesmo, isso é claro! A realidade da educação hoje é muito mais complexa. O professor não é mais o detentor do saber mas sim um orientador no processo de aquisição do conhecimento. É muito importante que não se perca esse foco. As crianças hoje chegam nas salas de aula com um mundo de informações das quais na maioria das vezes não temos a dimenção, todas ao alcance dos seus olhos, sejam pela internet, por tv ou pela liberdade que se tem hoje de expressão. Coisa que nos tempos de minha avó... Ai de quem sequer ficasse perto de um adulto quando ele conversava, "criança não se mete em conversa de adulto"!
Como sempre foram lembrados os pontos negativos, lógico, mas a questão é: Estamos aqui para apertar os nós?- Claro que não! Se for para "segurar" os defeitos de nada vale evoluir. Evolução não é só desenvolver coisas novas, mais que isso é saber usá-las a nosso favor.
Todas as coisas se repetem passando por transformações, e se transformam ao longo das repetições! [Masanobu Taniguchi]
Quem sou eu
- Isabela Lacerda
- Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Boas reflexões Isabela, mas onde estão as dos demais temas trabalhados em aula????
Postar um comentário