Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O dia em que ela leu...

Ontem pude viver uma situação que era um desejo há muito tempo e eu não esperava poder ver concretizar tão cedo... Foi uma emoção incrível para mim! Minha aluna leu e escreveu sozinha!
Sim, mas o que tem de tão incrível em uma pessoa ler? ...
Simples. Ela tem 27 anos e está sendo alfabetizada por mim! Dá para imaginar o valor disso? Uma pessoa que chegou aos 27 anos sem saber desenhar uma letra... agora ela escreveu sozinha a palavra que eu pedi, e depois leu! Me segurei para não chorar quando me vi diante daquela cena. E os olhos dela brilhavam, ria meio descontrolada como quem não acredita no que acabou de fazer.
O seu nome é Sandra, vinda do interior para trabalhar em casa de família, como tantas outas moças, mais uma entre vários dos filhos que seus pais tiveram, ela nunca teve oportunidade de estudar até que a dona da casa onde trabalha resolveu ajudar. Procurou essa casa onde dou reforço escolar por ser conhecida há 17 anos e confiou a nós a tarefa de inseri-la no mundo letrado. E para a minha felicidade isso aconteceu exatamente quando eu começei a trabalhar nesse lugar. Tomei o caso para mim. Agora já é questão pessoal, posso estar errada, não sei, mas tomei essa responsabilidade unicamente para mim e a cada dia que vejo ela voltar para casa com um sorriso no rosto é um presente.
Realmente a vida me deu um presente quando colocou ela no meu caminho. É diferente de participar da alfabetização de uma criança. Um adulto traz consigo uma carga que a criança não possui, uma história de vida, conceitos e pré-conceitos, sonhos, medos, enfim... É como fazer uma escultura em pedra ou em barro. A pedra exige maior cuidado já que ela será alterada na sua extrutura, enquanto que o barro será moldado aos poucos, se adequando ao comando das mãos, entrando em harmonia com elas. As estratégias são outras, os métodos são outros, a linguagem é outra... É muito emocionante. Pelo menos para mim! É como se eu pudesse ver nos olhos dela o mundo se abrindo, o desejo de ir além, de ter mais, mais, mais... São anos acumulados que se expressam alí naquele papel, naquelas letras, naquele sorriso!
Nossa...
Sei que ainda vou viver muitas outras emoções na minha caminhada, mas, sem dúvida, essa vai ficar cristalizada em minha memória. O dia em que ela leu...

4 comentários:

Adna Lima disse...

QUANDO ME DIZEM QUE FAÇO O CURSO ERRADO É DESSES MOMENTOS QUE FALO, ESSES MOMENTOS QUE USO COMO ARGUMENTO, ESSES MOMENTO QUE NOS FAZEM RIR E CHORAR AO MESMO TEMPO...
SÓ DE LER SEU DEPOIMENTO MEU CORAÇÃO FEZ FESTA, EU QUE JÁ ACHO LINDO VER UMA CRIANÇA APRENDER A LER FICO PARALIZADA A VER UM ADULTO, FICO PENSANDO NA ENORME CARGA DE IDEIAS DE HISTÓRIAS CALADAS DURANTE TANTO TEMPO DENTRO DELA QUE AGORA PODEM SAIR PRA FORA, PRO MUNDO LETRADO. FICO MARAVILHDA COM ESSA NOVA PAGINA QUE COMEÇA A SER VIRADA....
ENVIE A ELA MEUS PARABÉNS...
E SE ALEGRE SEMPRE COM ESSES MOMENTOS, NO LIVRO ARTE DA GUERRA DIZ QUE SE DEVE COMEMORAR CADA VITÓRIA POIS ELAS DÃO FORÇA PARA AS LUTAS QUE SE SEGUEM...
BJO

DAN SAAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DAN SAAS disse...

Aaa..Bella!
Acabei de ler e não pude deixar de comentar...
Caraca, era como seu estivesse ouvindo você me contanto a história e ao mesmo tempo como se eu estivesse vivenciando-a!
Imagino o quanto foi significativo para você e creio que exatamente por isso você foi tão poética.
O possibilidade de auxiliar alguém a adentrar no mundo letrado é muito marcante, de fato. Quero aprender com você um poco mais sobre essa experiência e muitas outras que sei que você tem ai guardadinhas!!!

Bonilla disse...

Parabéns Isabela,
realmente é uma vivência emocionante!!! tb fiquei emocionada... e ainda pelo fato de vc estar utilizando este ambiente para falar de tuas conquistas, reflexões e ações educativas. Continue assim, estabeleça relações entre o que estamos discutindo e o que vc vivencia na prática. Traga mais, fale mais, movimente-se mais...
Aproveite e incremente o blog com imagens, links....