Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sirva-se!


Hoje estive aqui cuidando do meu blog e vendo algumas coisa na net.
Em um momento me peguei pensando sobre um tema bem interessante que discutimos bastante nesse semestre, como não podia deixar de ser... É óbvio! Você conhece ele?


O nosso Tabuleiro Digital é ainda uma polêmica mesmo dentro da Faculdade de Educação da Ufba. Alguns acham que ele só serve para a gurizada jogar e queimar aula, outros defendem que tem grande utilidade inclusive para nós, estudantes da movimentada FACED. A verdade é que não existe unanimidade no que quer que seja nessa vida, e é justamente isso que a torna interessante e produtiva. As divergências proporcionam o confronto de idéias, a descoberta de algo melhor, o rompimento com as "verdades absolutas", o aperfeiçoamento... É isso. Como dizia meu ex-preofessor Claudio, de História: "A unanimidade é burra!"
Soa meio agressivo, mas é real gente. Quando todos pensam igual, concordam com tudo que está posto, não se traz nada de novo, então fica tudo como está, nada muda, nada melhora, nada evolui. E isso vai de encontro à própria essência da vida, que é mudança! Tudo está em constante transformação. Se um homem, no passado, não tivesse acreditado na idéia de que o ser humano podreria voar, embora não sendo por meios naturais ,biologicamente falando, e trazido essa idéia para fora dele, não teríamos um mundo com distâncias tão menores como temos hoje.
Analisando o que penso agora com relação ao Tabuleiro Digital, é notório o quanto o contato com novas idéias me fez transformar a visão que tinha sobre ele. Até pouco tempo eu não usava os computadores do Tabuleiro porque pensava: "Eu tenho o meu em casa, não preciso ocupar o lugar de quem não tem essa facilidade, vou poder acessar daqui a pouco mesmo!"... Sim, realmente de certo modo não foge do que é proposto pela idéia desse projeto, porém, não é só isso. O Tabuleiro vai muito além do "ter onde acessar", porque não basta esse contato. O que vejo hoje é um meio de dar ao outro "o direito de ter direito" ... Ninguém é obrigado a amar o computador, a internet e tudo o mais, mas, todos devem ter o direito de usufruir disso quando lhes for interessante. E não basta promover o contato com o computador se não proporcionar o conhecimento necessário para usar toda a utilidade que ele possui.
No meio dessa enxurrada de idéia que foram se apresentando a nós nesse período, aconteceu que muita gente acabou por "se encontrar" dentro da temática das Tecnologias. E eu fui uma delas! Daí, numa conversa aqui, outra ali foram se articulando os interessados por toda essa onda tecnológica e surgiu a idéia apresentada por Monique ontem. Desenvolver um projeto que alcance os meninos e funcionários que usam o Tabuleiro! Levaremos a eles reforço escolar e conhecimentos sobre as tecnologias dentro da linha que seguimos com a professora Bonilla. A "alma" dessa idéia é proporcionar a eles o olhar que adquirimos com a disciplina de Tecnologias Contemporâneas. Conhecimento, interação e produção com liberdade!

A questão não é fazer com que o computador seja útil na vida das pessoas, mas as pessoas é que são úteis para ele. Uma maquina não se faz sozinha!
Em algum momento esquecemos que somos seres sociais e nos deixamos servir de depósito sem que nossa capacidade produtiva seja explorada.

Nenhum comentário: