Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Espetacular!!!

Hoje tive o prazer de prestigiar duas palestras lá no estagio e uma delas teve como tema Ética!
Gente, pense numa coisa instigante ... essa foi a melhor palavra que encontrei! E é verdade, porque o tema é complexo, dá muito o que falar, pensar, repensar, questionar... Bom, eu ainda estou aqui sob efeito do que ouvi e vou compartilhar com vocês o que mais mexeu comigo.
Para mim foi um porradão!

Fazendo um pacotinho aqui para vocês não se sentirem como quem pega o bonde andando, vou dizer alguns pontos soltos do que foi apresentado lá.

1. Ver no outro, um outro eu, em vez de ver no outro o reflexo de si mesmo.
2. Construir uma realidade onde o bem comum é trabalhado
3. Valores são parâmetros de julgamento para tomada de decisões que nós criamos para nós mesmos.
4. Nem bem nem mal absoluto. O que não é bom simplesmente não é bom. Não quer dizer que seja mau.
4. Senso ético representa estado de consciência que incita a agir conforme aquilo que se considera correto, fundamentado nas convicções da necessidade de agir corretamente.
5. Como eu estou agindo?Essa maneira de agir está correta de acordo com o que julgo ser bom e me norteia?

Hã???
Parece confuso né? Parece... mas pior é por em prática.
Isso quer dizer que, quando olhamos par ao outro não costumamos ver ELE, e sim as referências nossas nessa pessoa. Ou seja, partimos de uma idéia do que somos, e que certamente é "o melhor" para olhar o que no outro é diferente! Entendeu?
O que é diferente do nosso não é bom! Isso é ver um reflexo de si mesmo.
Quando vemos um outro Eu é quando conseguimos olhar e, independente das diferenças, ver naquele ser a possibilidade de que fosse eu mesma ali...
Aí foi que veio o exemplo que me deu um nó na alma!

Ele mostrou uma manchete de alguma notícia sobre 8 mortos em chacina... 8 traficantes!
Daí veio a explicação dele... Tendemos a sentir um certo alívio ao reconhecer esse detalhe "Ah! Mas eram traficantes..." como se ele tivesse menos direito à vida do que eu, você, seu familiar.
É ou não é? Fale sério, eu também já pensei assim! Houve tempo em que eu realmente não pensava. Estava espiritualmente elevada, e não é brincadeira o que tô dizendo, mas recentemente pensei exatamente assim diante de uma situação semelhante..." Ah! Mas eram traficantes" ... E eu estou sendo realista, sincera muito mais comigo do que com você, porque isso requer assumir algo que eu reprovo e vi em mim mesma. E eu me perguntei: "Cadê todo o estudo e conhecimento sobre os fatores sociais com os quais sempre me envolvi, defendia e defendo com tanta convicção?" ... "Cadê todo o meu ideal espiritual ao qual me dediquei, estudei, me trabalhei para ir além dos limites do conhecimento e compreensão a respeito e passar a viver aquilo?" ... Cadê ? ... Cadê tantas coisas aqui onde, agora, não estou me reconhecendo?

Eu poderia ficar linhas, horas e dias escrevendo e me questionando... Calma, não vou fazer isso! Fique aí e termine de ler que não vai demorar tanto...


Enfim! É realmente complicado se sentir assim!
E eu queria falar muito mais coisas sobre a palestra que ouvi, mas, é melhor para todos que eu faça isso por partes.

Ainda vou escrever sobre o que ouvi, mais que isso, não simplesmente sobre o que ouvi mas sobre o que senti a partir do que ouvi. E certamente, se você não se inquietou com o que eu disse hoje, outros pontos que foram focados e comentarei adiante vão te fazer em algum momento de sua vida, parar e pensar, se questionar e, quem sabe, se surpreender consigo mesmo!

Um comentário:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE
PARA FAZER A DIFERENCA


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUUNER ,CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

José
ramón...