Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Internet... Livre!


Enquanto estava aqui produzindo para a nossa campanha do Manhaná recordei a aula onde falamos sobre Creative Commons. Essa licença que nos dá o direito de baixar produções de outras pessoas é a cara da internet, pelo menos no que se refere à idéia de liberdade que está atrelada a ela, pois permite que o material produzido seja compartilhado sem medo por outras pessoas que estejam interessadas. É a liberdade na rede! E para mim hoje falar em liberdade na rede remete, inevitavelmente, à questão do Software livre. Essa coisa toda de não ficar como meros baús recebendo o que já está imposto por alguns que detêm o poder, e conhecimento é poder, a liberdade de interagir, produzir individual e coletivamente, interferir no mundo à nossa volta, e antes de tudo não devemos esquecer o detalhe... o direito ao anonimato!... nossa, isso mexe com minha cabeça! Viajei legal aqui. Imagina só se durante a ditadura tivéssemos a internet! Bom, daí pensei também que, como as manipulações que existem por traz da rede são poderosas, claro que poderia haver um rastreamento também sobre aqueles que lutavam contra, e de forma até mais rápida, sem precisar infiltrar alguém em grupos aqui ou ali. Mas, e se o software deles fosse livre? Preciso ainda aprender muito sobre isso, mas, como disse Bonilla, os softwares proprietários tem lá seus "mistérios" para nos rastrear aos quais não temos acesso e mandamos inocentemente informações a todo momento para centrais... que estão de olho em cada passo nosso! Nossa, isso parece coisa de filme!! Mas, com o software livre não corremos esse risco de "entregar o ouro ao bandido" abrindo a nossa vida, ou melhor, enviando, para onde não se sabe. Nós temos a total liberdade de futucar todo o software e sabemos muito bem qual o seu processo desde o início até o momento em que digitamos a primeira letra. Não há mistérios, não há segredos, não há ninguém por traz dos bastidores colhendo informações.
Se mesmo podendo rastrear qualquer pessoa pelo simples fato do uso de tecnologias, (e tecnologias leia-se não somente o computador, mas também os cartões de crédito, celular, por exemplo) os grupos terroristas que sabemos existir hoje não são desarticulados, o que será que acontece então? Por que ninguém conseguiu deter o ataque às torres gêmeas? Por que não encontram Bin Laden gente? Será que eles usam software livre? Será?? ...

3 comentários:

Adna Cunha disse...

que viagem manera, que viagem maneira....

engraçada mais, cheia de questões que não podemos deixar passar em branco...
o rastreamento existe? ou será ficção?

Ivana Priscill@ disse...

Não é o local mais apropriado já que a postagem não trata isso e específico, mas tem a ver. A nossa construção colaborativa do blo foi boa hein? Quando vi aquela coruja achei sua cara, ficou perfeito, eu sabia. A pequena então muito fofa! vamos fazer isso mais veze, Ah! põe um daqueles reloginhos que eu coloquei no meu! vai ficar linhdo, principalmente se for um cuco! Os nossos blogs estão a nossa cara,o seu super sereno e o meu super extravagante, como falávamos! Bjxxxx!

Jamile Seabra disse...

Software na cabeça Isa.Estou até pensando em adequa-lo a meu computado,pois o que adianta ter aprendido tanta coisa sobre a liberdade na rede se em meu ambiente faMILIAR NÃO APLICO