Quem sou eu

Minha foto
Sou uma pessoa em constante evolução! Me (re)descubro a cada dia com as possibilidades que ele me apresenta, aprendo, retomo, crio, me apaixono pela vida e vejo o quanto são importante as escolhas, inclusive as mínimas, e o sabor que os seus frutos me trazem! Aprendi que a vida é maravilhosa, que sou capaz de alcançar o que desejo, que não existe "problema" e sim oportunidade de crescimento! A vida é aquilo que fazemos e pensamos dela. Ser feliz é uma questão de escolha, e é simples, mesmo que não se queira acreditar nisso! Eu escolhi ser feliz!

domingo, 23 de novembro de 2008

Internet e Educação - Apresentação de 24/11


Só para Introduzir este trabalho creio ser necessário uma Breve e clara apresentação de quem somos nós, logo vamos aos cliques!!! Adna Lima, Ângela Nunes, Daniela, Isabella.


Devidamente apresentadas, vamos ao assunto desse hipertexto. O que se segue é um recorte da pesquisa que realizamos sobre Internet e Educação. O que significa dizer que é um recorte? - você pode nos perguntar - Dizer que é um recorte é deixar de forma clara que esse texto não contém - nem pretende conter - toda a verdade e conhecimento sobre a Internet e nem tão pouco sobre a educação. Ele é apenas uma seleção daquilo que consideramos interessante apresentar a você nosso "Colega de Turma", nosso respeitado "Leitor". Espero que todos estejam confortáveis em seus assentos, pois vamos começar uma viagem pela rede e uma conversa espero que bem agradável!!! ( Todos os comentários são bem vindos, sejam eles orais ou escritos)

Dica de Navegação: De um Clik nas imagens que representam os blocos, elas lhe levarão a lugares inimagináveis!!!

Só prá começar .....

Metarecilagem! O que é isso?

Esse vídeo que você viu mostra um ciclo onde as coisas se harmonizam, se completam e colaboram umas coisa as outras. Vamos pensar um pouco sobre ele...

Você tem um computador em casa e um belo dia resolve trocar algumas peças por algo mais moderno! Aquelas que até então te serviam vão para um canto como “coisa inútil”, e para você isso realmente não é nada de absurdo. Porém, são justamente essas peças, que teriam um fim qualquer, que ganham nova vida passando pelo processo da Metareciclagem! Elas são reutilizadas em outras maquinas que saem “novinhas em folha” para servir a alguém que não pode comprar o que há de mais moderno. É uma maquina “nova” feita de coisas “velhas”. Isso é a Metareciclagem. Mas ela não se resume em reutilizar coisas e sim a dar vida a essas coisas, e dar vida significa tornar útil! Concorda? E por falar em utilidade...

Você observou quanta utilidade há em algo aparentemente simples? Além da reutilização de material há o aprendizado por parte dessas pessoas, e em muitos casos proporciona até um a profissionalizarão, desperta potenciais e dons que muitos deles nem sequer imaginavam ter. Em todo caso, o contato com o conhecimento, até mesmo que se encerre nele próprio, já é por si só útil! Como disse a coordenadora Maria Amélia Fernandes nesse vídeo: “você não vê um interesse desses de jovem em sala de aula. Eles dispersam”. É uma forma de aprender muito mais prazerosa porque está sendo vivenciada, não se limita à esfera da teoria.

Quer mais? Preste atenção... Com essa simples ação muito lixo eletrônico deixou de ser produzido, e isso é muito bom! A quantidade de material nocivo à natureza que ficaria no lixo ganha novo destino e diminui os riscos de contaminação do solo, água, do meio ambiente enfim, e consequentemente dos seres vivos. Isso sem falar que alguns países em desenvolvimento compram esse lixo para extrair dele alguns elementos como alumínio, por exemplo. Sendo assim, a reutilização desses materiais é de grande utilidade não somente para aqueles que vão se apropriar deles, mas também de quem fornece a base para tudo e qualquer coisa que o homem produz, e acaba sendo a principal prejudicada... A própria Natureza!

Isso é Responsabilidade Social! É interação, troca, é você saber que pode usufruir, mas também proporcionar ao outro o mesmo. E quando falamos em responsabilidade social não estamos falando de caridade, como diz a próprio nome, é responsabilidade. Assim como vimos com a Metareciclagem, além de diminuir o lixo eletrônico proporciona o aprendizado e até uma profissionalizarão, sendo que o destino desses computadores renascidos é muitas vezes os telecentros localizados nas comunidades dos próprios jovens envolvidos, jovens esses que, com os conhecimentos adquiridos nas oficinas poderão ajudar na manutenção desses mesmos telecentros.

Inclusive, uma questão que se converte em problema é a falta de remuneração para os monitores, no entanto, com a iniciativa do Governo em destinar bolsas para eles, garantirá a continuidade do projeto. Atrelada à idéia dos telecentros temos uma questão de extrema importância, além da sustentabilidade, que é a inclusão digital. E para garantir isso o governo tem ações como o Territórios Digitais que é um projeto ligado ao Territórios da Cidadania. A idéia é levar o direito ao acesso às comunidades onde ele é mais difícil, o que não se limita a conhecer tecnicamente um computador ou usar suas funções básicas, mas sim de apropriação do saber, interagir com o mundo usando a internet.

Aqui mesmo na UFBA foi realizado um curso de capacitação de pessoas para trabalhar na implantação desse projeto, porém não foi possível ir à prática por questões de direcionamento de verba. Outro exemplo que podemos conferir é a Rede Mocoronga, que é ligada a uma ação não governamental, a Saúde e Alegria, que tem como uma das suas preocupações evitar que os jovens de comunidades ribeirinhas deixem-nas em busca de melhores condições de vida e assim vá se perdendo a sua identidade cultural. A rede dispõe de telecentros equipados inclusive com software livre e usando energia solar. Uma preocupação que vai além da inclusão somente.


Então, deu para acompanhar como a responsabilidade está em nossas mãos?

Agora, só para variar... veja a juventude em ação!


Ei! meu querido leitor. Como sei que você é um ser repleto de curiosidade, o que se segue são links bem interessantes sobre o assunto, alguns artigos e outras coisas. Uma lista que, com a sua participação, pode continuar crescendo. Valeu!!!


Esse texto é uma produção de:
Isabela Lacerda e Adna Lima.
Links para os textos de Ângela Nunes e Daniela

2 comentários:

Desafios disse...

Bella, não há crescimento sem dor e sem perdas. Crescer com os erros é o resultado dos que tentam. Eu também só tenho a agradecer a todas do grupo, tivemos um tempo de aprender a aprender, e o principal com humildade.Eu estou engatinhando no conhecimento dos ambientes virtuais.
Mas eu creio que esta história só está começando, vamos acompanhar Manhaná!!!!!

26 de Novembro de 2008 07:27

Ivana Priscill@ disse...

Bella a dinâmica do seu trabalho foi muito boa, todos vcs estão de parabéns por isso, posso falar pois estava de penetra na sala, e pude ver como vcs utilizaram bem o ambiente, fazendo um blog dar no outro, bem inovador para mim. Muito rico o seu trabalho e pelo visto a equipe estavam bem integrada, senti falta disso no meu trabalho! Bjx